O comércio online e offline nunca estiveram tão integrados como hoje, isso porque, com as mudanças de funcionamento das lojas físicas devido a pandemia do Coronavírus, muitos estabelecimentos tiveram que se adaptar para não perder oportunidades de vendas. Em uma dessas adaptações, surgiu o social selling, você já ouviu falar?
Esse novo recurso desenvolvido pela VTEX em apenas 5 dias, possibilita que os vendedores de lojas físicas que também operam em ecommerce, possam manter o relacionamento próximo e personalizado com seus clientes, separando os itens que possivelmente irão atrair os interesse de seu público e compartilhar essa seleção personalizada via redes sociais com o carrinho pronto para ser finalizado.
Se o distanciamento social afastou os clientes do comércio físico, o mercado online tem agido com agilidade para não deixar que esse público se distancie das marcas, criando possibilidades para auxiliar o cliente em diversos momentos e gerar valor para o negócio reduzindo os riscos de ser deixado para trás.
Veja nesse artigo como o social selling, carrinho compartilhável da VTEX, funciona e como esse recurso pode ser um grande aliado para não perder oportunidades de vendas conectando o online e offline mais uma vez.
Social selling e o poder das redes sociais
As redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina do consumidor. O que antes era considerado apenas um lugar de entretenimento, hoje já é possível comprar e vender produtos de praticamente todas as categorias.
Entendendo o poder que esse ambiente tem e como o usuário se comporta em relação às vendas online via redes sociais, a VTEX desenvolveu um recurso aliado às lojas físicas para aumentar as conversões, o seu carrinho compartilhável, nomeado de social selling.
A ideia central dessa nova ferramenta é possibilitar que os vendedores de lojas físicas atuem como revendedores, criando e fortalecendo relacionamentos mais duradouros com sua cartela de clientes a partir de uma comunicação customizada e particular.
O grande diferencial do social selling nessa estratégia é a antecipação do vendedor, que poderá montar os carrinhos de acordo com os gostos pessoais de cada cliente e compartilhar com ele no canal social que tiver maior aderência, como Facebook Messenger, Whatsapp, SMS ou e-mail.
Para Patrick Scripilliti, diretor comercial da VTEX, “As oportunidades de social media são imensas para empresas que conseguem estabelecer relacionamentos com os consumidores. Isso significa entender quem eles são e desenvolver conversas com o público. E isso só faz quem tem como foco a relação one-to-one com os clientes”.
Outro ponto importante que merece destaque em uma estratégia de social selling é estar atento na abordagem. O objetivo é que o vendedor seja uma peça chave para o cliente, antecipando suas necessidades e agilizando o processo de compra. Se o vendedor utilizar abordagens intrusivas, o resultado pode ser o oposto do esperado. Por isso, é importante ter cautela para não afastar o seu público.
Como o social selling funciona
A proposta do carrinho compartilhável da VTEX é possibilitar que o vendedor crie e compartilhe o carrinho do ecommerce com seus clientes. Na prática, o vendedor que já possui uma cartela de clientes, monta um carrinho de acordo com o perfil do comprador e compartilha essa seleção personalizada via Whatsapp, Facebook Messenger, SMS ou e-mail. Assim, além de tornar o processo de compra mais ágil, o relacionamento com a marca e com o vendedor fica mais próximo, aumentando as chances de conversão.
Para facilitar o processo do vendedor, a ferramenta disponibiliza novos botões na página do carrinho e do checkout. Assim, cada ícone oferece uma maneira de venda remota que o vendedor pode concretizar. Por exemplo, com o “Link do carrinho”, ele pode copiar e enviar o link para um cliente específico. No ícone “Enviar por WhatsApp”, o app é aberto para que o vendedor conclua o envio por esse meio, o mesmo acontece nas opções Facebook Messenger e Enviar por SMS.
Na opção de Enviar por email, o vendedor pode escolher duas maneiras de envio, utilizando o gmail ou o e-mail padrão. Após escolher a opção desejada, o navegador abrirá o provedor escolhido para concluir o envio.
O social selling ainda permite que as estratégias de comissionamento sejam seguidas. Para que o vendedor seja devidamente comissionado pelas vendas que efetuar, basta preencher a opção “Adicionar código do vendedor” para identificar os pedidos finalizados por cada um dos profissionais.
Como ativar o social selling no seu ecommerce
O primeiro passo para ter os recursos de social selling na sua loja é entrar em contato com sua agência parceira VTEX. Após a instalação, acesse o link https://www.site.com.br/checkout/?socialselling=on, substituindo o início da URL pelo seu site para ativar a função.
Você também pode tirar outras dúvidas de utilização do social selling na página de suporte VTEX e acompanhar o tutorial de uso.
Se quiser saber mais sobre o social selling ou outros recursos para a evolução do seu ecommerce, entre em contato com a equipe we.digi, agência parceira presente no quadrante VTEX. Estamos prontos para te ajudar a dar novos passos e tornar o seu ecommerce ainda mais completo!
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