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A criação de ofertas em um e-commerce pode ser considerada uma ação altamente estratégica. Isso porque, oferecer descontos, ao contrário do que muitos pensam, além de atrair novos clientes, pode ser um recurso importante para o aumento do faturamento. Claro, para que isso aconteça, é preciso haver planejamento, principalmente, sobre os tipos de promoção disponíveis na plataforma e como utilizá-los.
Você sabia que na VTEX é possível fazer diversas campanhas promocionais de diferentes formas? Com os tipos de promoção liberados na plataforma, é possível mapear em qual momento as ofertas podem fazer mais sentido para o seu e-commerce e escolher o tipo mais adequado para o objetivo.
Leia o artigo completo e entenda quando vale a pena fazer uma promoção na loja online e quais são os tipos mais usados na VTEX. Confira!
Quando fazer uma promoção no e-commerce?
Não é de hoje que as promoções são importantes ferramentas de vendas e relacionamento dentro do comércio. Se usadas corretamente, os resultados podem ser expressivos no fim da campanha.
Porém, antes de baixar os preços, é importante estabelecer quais serão os objetivos e, dentre os tipos de promoção disponíveis no e-commerce, qual será mais atraente para o consumidor.
Veja a seguir, algumas situações que podem apresentar bons resultados usando ações promocionais:
Aumentar giro de produtos parados no estoque
Ter produtos com baixo giro parado no estoque é o mesmo que perder dinheiro. Usar as promoções para tornar esses itens mais atraentes é uma ótima estratégia para não deixar que a obsolescência enfraqueça suas vendas.
Atrair novos clientes
Com certeza, você já conheceu novas marcas e lojas a partir de uma promoção. A ideia de atrair novos clientes com ofertas é antiga e validada. Porém, é importante não oferecer descontos fora da margem segura para manter os lucros no azul.
Fortalecer a fidelidade do seu público
Compras recorrentes podem gerar boas ofertas. A ideia de oferecer condições especiais para os clientes que compram com frequência é fortalecer o relacionamento e fidelizar ainda mais o público ativo. Esse tipo de promoção nem sempre precisa estar atrelada a uma redução de preço, como também, a outros tipos de benefícios que podem chamar a atenção do comprador.
Estimular compras de outros itens da categoria
Conhecido também como cross selling, as promoções podem estimular a compra de itens complementares a outros da mesma categoria. Mas é importante não confundir com a venda casada, aquela que é impõem que o cliente leve dois produtos ou mais para efetuar a compra, até porque, esse conceito é ilegal. A ideia do cross selling é estimular que outros produtos relacionados sejam escolhidos e, em troca, oferecer algum desconto no valor final.
Tipos de promoção disponíveis na VTEX
Agora que você já sabe quais situações são mais comuns no planejamento de uma campanha promocional, é hora de entender quais são os tipos de promoção disponíveis na VTEX e como você pode atrelá-los aos objetivos do seu e-commerce.
Na plataforma, é possível criar descontos nominais, ou seja, com um valor determinado, ou percentuais, representando uma porcentagem específica do valor total da compra. Além disso, dentro da VTEX é possível trabalhar com outras aplicações, como por exemplo, acúmulo de promoções, progressão de compra, por CEP, produto, e até mesmo para um determinado grupo de clientes. Veja a seguir os principais tipos de promoção para usar no seu e-commerce:
Cluster de cliente
Se fortalecer o relacionamento e fidelizar sua base de clientes é o objetivo, esse tipo de promoção pode ser útil. Com uma configuração prévia no Master Data, você pode beneficiar um grupo de clientes com condições especiais a serem aplicadas diretamente no carrinho. Para isso, é preciso que os clientes estejam logados.
Promoção regular
Com diversas dinâmicas flexíveis, a sua loja pode oferecer ofertas de diferentes maneiras dentro da promoção regular, como por exemplo, descontos nominais, frete grátis, porcentagem, presente, preço máximo por item, entre outras opções.
Compre e ganhe
Dentro da plataforma, é possível trabalhar com promoções de compre e ganhe, como por exemplo, ao comprar determinado item, ganhe frete grátis, ou então, um brinde especial. Com esse recurso, o mecanismo da promoção pode ser automatizado e atrair ainda mais novos clientes.
Descontos progressivos
Já viu algumas lojas oferecerem 5% de desconto na compra de 2 itens e 10% para 3 itens, por exemplo? Esse tipo de promoção também é possível dentro da VTEX com o recursos de descontos progressivos. Basta configurar a porcentagem do desconto atrelada ao valor ou quantidade de itens.
Cross selling
Entre os tipos de promoção disponíveis na VTEX, a compra cruzada é uma delas. O Buy Together funciona quando dois ou mais produtos previamente configurados são colocados no carrinho e o desconto é aplicado automaticamente.
Compre mais e pague menos
O famoso “compre 2 e leve 3” também pode fazer parte da estratégia de promoção do seu e-commerce VTEX. Para isso, basta configurar a promoção informando os SKUs participantes e seguir o tutorial.
Viu como entender os tipos de promoção e os principais objetivos dessa estratégia podem ser importantes para aumentar as vendas do seu e-commerce? Para conhecer outros recursos da plataforma VTEX e como migrar a sua loja para a principal plataforma de comércio online da América Latina, fale com a nossa equipe e tenha todo suporte de quem é especialista em descomplicar resultados!
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