Você não leu errado, a versão Universal Analytics do GA vai ser descontinuada e desativada. A versão Google Analytics 4, que foi lançada em 2020, será oficialmente a solução de métricas do Google a partir de julho de 2023.
Depois do dia 1º de julho de 2023, os recursos e propriedades padrão da versão Universal Analytics não irão mais processar novos hits, por isso, para quem ainda não começou a utilizar a última versão do Analytics, a hora para se preparar é agora.
Escrevemos este artigo para te ajudar a entender quais serão os próximos passos e como se preparar para continuar monitorando o desempenho das suas campanhas e de outras ações que podem impactar diretamente nos resultados do seu site. Confira.
Universal Analytics X Google Analytics 4: o que muda?
Para quem ainda não interagiu com a versão do GA4, pode estranhar um pouco a interface e se sentir perdido no começo. Embora as mudanças visuais não sejam drásticas, elas podem gerar um pouco de insegurança.
Na nova versão, as informações são divididas e organizadas entre cards e algumas métricas possuem outros nomes, como é o caso do “usuários ativos agora” que passou a ser encontrado no card “usuários nos últimos 30 minutos”.
Outra grande mudança entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4 é a possibilidade de incluir a análise de aplicativos. Se na antiga versão só era possível analisar sites, com o GA4 os apps também podem ser monitorados com todos os recursos da ferramenta, ou seja, adeus, Google Firebase.
Com essa mudança, a forma de contabilizar as interações dos usuários por sessão também é diferente. Isso porque, no Universal Analytics, se o usuário acessasse o mesmo site por diferentes dispositivos, a visita também era contabilizada mais de uma vez, possibilitando diferentes interpretações da jornada percorrida. Já no GA4, cada visita ao site, cada compra, cada acesso ao app, será marcado como um evento na jornada do usuário, tornando a leitura desses dados mais reais.
Se os recursos de monitoramento mudam, os relatórios também ficam diferentes. Com o Google Analytics 4, é possível gerar relatórios mais personalizados e com mais dados integrados entre web e app.
Por fim, o recurso de pesquisa inteligente da nova versão oficial do Google Analytics permite que as buscas por dados na plataforma também sejam feitas por perguntas, facilitando o acesso aos dados de visitas, conversões, compras e outros eventos.
O que você precisa fazer até dia 1º de julho de 2023
Até lá, você ainda vai poder usar e coletar novos dados nas propriedades do Universal Analytics. Depois disso, você ainda poderá acessar os dados gerados até então, pelos próximos seis meses. Passado esse período, não será mais possível ver relatórios nem acessar dados no Universal Analytics, por isso, o mais recomendado é que você exporte seus relatórios históricos o quanto antes para não perder nada.
Embora ainda tenha tempo para fazer a mudança sem pressa, o próprio Google recomenda que os usuários da plataforma comecem a utilizar a nova versão o quanto antes para se familiarizar com os novos recursos e interface e, principalmente, para começar a criar dados e históricos nesse novo ambiente.
Qual é a melhor forma para implantar o Google Analytics 4?
Ter o suporte de um especialista para fazer todas as configurações corretamente é a opção mais indicada. Assim, é possível garantir que todas as métricas serão acompanhadas da forma certa e que, tanto o site como o app, estarão bem integrados e monitorados para acompanhar a jornada do usuário.
A we.digi possui um núcleo focado em growth e perfomance pronto para fazer todas as configurações e implantações para ativar o Google Analytics 4 no seu e-commerce. Para saber como a nossa equipe pode te ajudar nessa tarefa, é só solicitar um contato diretamente em nosso site.
[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em crescimento online” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]