Já não é mais segredo para ninguém que a internet está avançando em passos largos para dominar todas as áreas do marketing — mesmo que muitos ainda estejam contrariados pelo vasto abandono do marketing tradicional.
Essas mudanças se aplicam diretamente nas nossas vidas, seja por meio das redes sociais ou até mesmo numa simples pesquisa em um determinado site de buscas.
O importante a se notar sempre são as plataformas que utilizamos para nos conectarmos à internet. É justamente através delas que diversas empresas gastam muitos recursos para nos entregar o conteúdo mais rico possível.
E, neste caso, entra o famigerado marketing mobile.
Hoje em dia, a grande maioria das pessoas estão conectadas 24 horas por dia à internet. E os dispositivos móveis têm uma grande parcela de responsabilidade neste quesito.
A facilidade de manusear um smartphone e a compactação do mesmo são os maiores atrativos na hora de optar pela utilização do mesmo.
Mas você sabe qual o impacto que os dispositivos móveis possuem no marketing digital? Sabe quanto está sendo investido para que conteúdos ricos cheguem até a tela do seu celular?
Pensando em tirar estas e todas as suas outras dúvidas, preparamos um artigo completo para você; pronto para lhe mostrar todos os benefícios que os dispositivos móveis trazem para o mundo digital.
Vamos lá!
O smartphone virou a menina dos olhos do marketing digital
Como? Poucos sabem dizer. Mas o certo é que de 2015 até 2017 aconteceu algo que pouquíssimas pessoas esperavam: os smartphones passaram a frente dos desktops como o dispositivo preferido dos usuários para navegarem na internet.
Segundo um estudo feito pela We are Social, em 2017, os smartphones chegaram a 50% do total de usuários, superando os 45% do desktop. Isto marcou uma nova fase do marketing digital.
À partir do momento que tomaram ciência deste estudo, as agências de marketing do mundo inteiro começaram a rever seus conceitos e mudaram muitas de suas estratégias de marketing digital.
O que antes era feito com mais dedicação aos dispositivos de mesa, como: notebook e Computadores, deveria ser mais voltado aos smartphones. O famoso conteúdo responsivo.
Conteúdo responsivo: o que é, qual sua importância
Um conteúdo responsivo é todo conteúdo que é voltado para se adequar às telas de smartphone. Seja através de uma diagramação de texto ou também numa melhor disposição das imagens. Por exemplo:
Você pode notar que o conteúdo em si muda o seu tamanho, a disposição dos textos e das imagens; tudo isso para lhe entregar uma melhor experiência na hora de consumir as informações do mesmo — isto é pensado para lhe entregar o conteúdo da melhor forma.
Certamente você já entrou em algum site pelo seu celular, onde era completamente impossível ler o texto, pois o mesmo estava muito pequeno e você precisava arrastar a tela de um lado para outro quando mudava de parágrafo.
Esta é uma péssima experiência e até hoje nunca vimos alguém que à desfrute.
Quanto mais pessoas consumindo, mais dinheiro…
E foi justamente pensando exatamente nisto que o mercado publicitário se perguntou: qual a necessidade de gastar um com comerciais para veículos tradicionais, onde se investe uma fortuna para ter um pouco tempo de espaço, se podemos apostar no mundo digital que fornece infinitas possibilidades de se chegar no cliente ideal?
Claro, as mídias tradicionais ainda não foram completamente abandonadas, muito pelo contrário. A mídia televisiva, por exemplo, continua como líder no quesito “investimento publicitário”, mas muitos veículos televisivos viram suas receitas caírem drasticamente com a ausência de anunciantes.
Estima-se que o ramo publicitário investiu cerca US$ 578 bilhões em 2018, com expansão de 4,1% sobre 2017. Segundo um estudo feito pela Zenith, esses números crescerão pelos próximos anos, mantendo a taxa de 4% de crescimento até 2020.
De acordo com mesmo estudo, o mercado mobile ficou com 29%, perdendo apenas para a televisão que ficará com 31,4% das verbas.
Mobile e o mercado brasileiro
Se formos analisar a situação por um aspecto otimista, o mundo publicitário segue por esta mesma linha. Os investimentos em mobile e marketing digital não param de crescer.
Segundo o estudo publicado pelo eMarketer, no ano de 2018, o mercado brasileiro surpreendeu e investiu 2018 US$ 2,52 bilhões em marketing voltados ao mobile.
Isto representa 55,4% do total investido pelo mercado. Estima-se que até 2022, os investimentos cheguem a US$ 5,05 bilhões — 77% dos US$ 6,48 estimados para o investimento em marketing.
Mas também há uma análise um pouco pessimista. Como o maior investimento em mobile foi algo muito recente, muitas agências publicitárias brasileiras ainda não estão conseguindo encontrar uma forma de entregar o melhor conteúdo possível — isto pode ser uma boa notícia se você for um publicitário ávido pelo marketing digital.
Isto ocorre, pois esta situação mudou a engrenagem. Muito do que passa pela redação publicitária brasileira ainda tem aquele aroma de marketing tradicional.
Isto, com certeza, permeia os ares digitais e afeta diretamente um potencial consumidor.
Se as empresas ainda não conseguem encontrar a voz exata nas mídias sociais, isto não diminui a importância do mobile para o marketing digital.
Mobile Marketing no E-commerce: o motivo pelo qual você deve investir
Não é nem preciso comentar com você o sucesso estrondoso que as plataformas como iFood, Rappi, Peixe Urbano e diversas outras estão tendo através dos dispositivos móveis não é mesmo?
Um simples jantar, as compras do mês ou até mesmo um desconto incrível num show. Tudo isto está apenas um “touch” de distância.
Criar uma plataforma de e-commerce responsiva para a sua empresa é uma tarefa quase obrigatória para obter sucesso na venda de seus produtos.
As pessoas não costumam perder tempo procurando. Não importa se ela faz parte da Classe A, B, C ou D. Muitas pessoas possuem acesso à internet somente pelo smartphone. Isso pode ser um grande aliado na hora de você mostrar o seu produto.
Já falamos acima da importância de criar um conteúdo responsivo para a internet, como o seu e-commerce a tarefa segue a mesma: proporcionar ao seu cliente a melhor navegação possível.
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Para você obter o melhor sistema de e-commerce, é de suma importância investir na empresa certa, com anos de experiência e com vários cases de sucesso.