Quem atua no ambiente digital sabe da importância de aproveitar as melhores oportunidades para aumentar o desempenho de suas ações. Sabendo disso, não basta apenas investir em tráfego pago ou orgânico, é preciso também pensar na otimização das taxas de conversão, o que também é conhecido por CRO (Conversion Rate Optimization).
Você sabe exatamente o que é CRO, as oportunidades que podem ser criados através do uso dessa métrica e como ele pode influenciar no aumento da sua performance? Antes de falar mais detalhadamente sobre o assunto, já vamos adiantar: CRO pode estar totalmente conectado com as estratégias de tráfego pago, mas não somente com ela. É possível otimizar as taxas de conversão também em outros momentos. Continue a leitura e veja como você pode otimizar as suas vendas.
O que é CRO?
Entender o que é CRO e as oportunidades geradas pelo seu bom uso é essencial para a sua empresa
CRO quer dizer Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização da Taxa de Conversão. Para que uma boa otimização seja feita, é preciso identificar quais elementos da sua campanha, site ou conteúdo podem ser aprimorados com foco na conversão final da sua audiência.
Para ter CRO bem feito, sua audiência não precisa aumentar necessariamente, e sim encontrar novas possibilidades de converter quando chegar até você (se a audiência aumentar, melhor ainda).
Você já calculou quanto do seu total de visitantes realmente converte no objetivo esperado? Quantos visitantes se tornam leads? Ou então, qual é a porcentagem das pessoas que chegam até o seu site e de fato se tornam clientes? As respostas dessas perguntas mostram qual é a sua taxa de conversão. Agora, quando há ações de melhorias e aprimoramento aplicadas para melhorar a conversão, dizemos que um trabalho de CRO está sendo feito para que as conversões sejam ainda melhores.
Por que você precisa de CRO e não sabe?
Agora que você sabe o que é CRO, veja porque ele é necessário
Não é muito difícil de entender que toda ação pensada em alcançar os objetivos de conversão são sempre bem vindas, certo? Mas o CRO pode ir além disso.
Quando o foco deixa se ser exclusivamente o aumento da taxa de conversão e passa também para o CRO, é possível minimizar problemas de usabilidade ruim, melhorando a experiência do usuário e, adivinha: aumentando a taxa de conversão!
No fim, tudo leva para o aumento das vendas e, como vimos, não adianta focar apenas em vender mais, e sim em como aumentar essa taxa de forma consistente e com menor custo.
Como o CRO está ligado diretamente com a performance?
Podemos considerar 3 grandes razões que mostram a importância do CRO estar conectado diretamente com a performance das suas campanhas de tráfego pago: coerência, público e dados do Analytics.
CRO e Performance: Coerência
Desde o momento em que um usuário interage com sua marca até o momento em que toma a decisão de comprar ou preencher um formulário, a sua comunicação precisa falar a mesma língua que ele e deve estar alinhada em todas as etapas da jornada. Se não houver coerência durante esse trajeto, há grandes chances do usuário ficar confuso e desistir da compra no meio do caminho. Veja um exemplo simples de uma jornada que começa com a intenção de busca (palavra chave), anúncio e página final e como ela pode ser otimizada:
Vendo dessa forma fica claro qual opção favorece a experiência positiva do usuário, concorda? O objetivo é garantir que o que o usuário está buscando seja encontrado no conteúdo do anúncio e também na página de destino. Isso garante que o usuário irá receber exatamente o que procura, eliminando etapas que possam ser motivo de fuga no meio do caminho.
CRO e Performance: Público
Pensar em quais informações fazem sentido para o seu público faz parte da estratégia de CRO. Se você aluga apartamentos para um público acima de 65 anos, por exemplo, deve pensar quais são os conteúdos do anúncio e do site podem ir além do básico e que de fato façam sentido para busca do público. Destacar que o ambiente conta com academia, salão de festas e proximidade com faculdades, não são informações que farão grande diferença na decisão de escolha. Já destacar que o edifício possui elevadores, acessibilidade, área de convivência, por exemplo, poderá chamar mais atenção e enriquecer o momento de decisão, afinal, a página foi pensada nas necessidades reais do público e não somente em um conteúdo que pode estar desconectado do objetivo final do usuário.
CRO e Performance: Dados do Google Analytics
O Google Analytics é um poço de informações relevantes e que devem ser exploradas com dedicação. É possível aprender sobre quem está do outro lado da tela e usar esses dados para aprimorar a sua estratégia de CRO e aproveitar as oportunidades.
Qual foi a última vez que você analisou o dispositivo mais usado pelos usuários que convertem no seu site? Os acessos são em sua maioria via desktop ou mobile? Android ou iOS? Qual é o tempo médio de permanência do usuário no seu site? Com esses insights você pode revistar os CTAs que sua página possui e redefinir o melhor lugar para inseri-los, ou então, entender em que momento aquele popup com desconto especial pode aparecer na tela e evitar que seu usuário saia sem comprar nada. As possibilidades de análises que o Google Analytics fornece são inúmeras, agora é com você entender quais podem fazer sentido para a sua página conversar com o anúncio que levou seu visitante até você.
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