Calendário e-commerce 2023: como se preparar para as principais datas do comércio online

calendario e-commerce

Começo de ano é sempre um ótimo momento para analisar todas as datas importantes do calendário e-commerce e avaliar quais são os principais eventos que merecem destaque para o setor e, principalmente, para a marca.

Assim como você já deve ter percebido, todos os dias é dia de alguma coisa que pode ser celebrado e trabalhado comercialmente, desde que haja alguma relação com o seu negócio. Porém, vamos combinar que mais importante do que participar de todas as datas sazonais do calendário é saber definir quais podem proporcionar os melhores resultados de acordo com os objetivos estipulados para a ação.

Sendo assim, nada melhor do que poder consultar as principais datas do calendário e-commerce em um único lugar e checar quais valem a pena fazer parte da estratégia deste ano. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!

O calendário e-commerce 2023 dividido em trimestres

Muitas empresas costumam planejar suas ações sazonais dentro do planejamento anual da loja. Porém, na realidade, não é muito difícil encontrar e-commerces que preferem fazer esse plano em períodos mais curtos, por isso, dividimos os eventos do calendário e-commerce desse ano em trimestres para te ajudar a entender o peso de cada data e avaliar como adequar na sua estratégia.

Calendário e-commerce – 1º trimestre

De janeiro a março acontecem alguns eventos que podem ser bastante explorados pelas lojas online e que, de forma geral, fazem parte de um período de planejamento. Saldões, queimas de estoque, campanhas de férias e volta às aulas são comuns de acontecer neste trimestre, por isso, além de checar os grandes eventos, é importante ficar de olho no comportamento de compra e necessidade do seu público para criar campanhas que conversem diretamente com quem está te ouvindo.

Veja a seguir as principais datas sazonais do primeiro trimestre de 2023:

01 de janeiro: Confraternização Universal

14 de fevereiro: Valentine’s Day

18 de fevereiro: Sábado de Carnaval

19 de fevereiro: Domingo de Carnaval

20 de fevereiro: Segunda de Carnaval

21 de fevereiro: Carnaval

22 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas

08 de março: Dia da Mulher

15 de março: Dia do Consumidor

20 de março: Início do Outono

  • Vale lembrar que existem outras datas que podem ser interessantes para o seu negócio nesse período, como o Dia do Leitor (07/01), Dia do Fotógrafo (08/01), Dia do Cabeleireiro (19/01) e Dia do Publicitário (01/02), por exemplo. Por isso, além das datas gerais, vale ficar atento às possíveis oportunidades que o calendário pode oferecer para o seu negócio.

Calendário e-commerce – 2º trimestre

Depois dos primeiros três meses do ano, o mercado começa a aquecer um pouco mais, trazendo eventos que tendem a movimentar o comércio. Por isso, além de planejar muito bem as suas campanhas, esteja certo de que o seu backoffice também estará pronto para atender a essas demandas, como estoque, plataforma e logística.

Veja a seguir as principais datas sazonais do segundo trimestre de 2023:

07 de abril: Sexta-feira Santa

09 de abril: Páscoa

28 de abril: Dia do Frete Grátis

01 de maio: Dia do Trabalho

14 de maio: Dia das Mães

25 de maio: Dia do Orgulho Nerd

12 de junho: Dia dos Namorados

21 de junho: Início do Inverno

  • Lembre-se que além dessas datas, também existem outras que podem ser altamente potentes para o seu nicho, como: Dia do Beijo (13/04), Dia Mundial do Livro (23/04), Dia do Churrasco (24/04), Dia de Star Wars (04/05), Dia da Família (15/05) e Dia do Hambúrguer (28/05), Dia de São João (24/06) e Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06), por exemplo.

Calendário e-commerce – 3º trimestre

Metade do ano já aconteceu, mas tem outra metade inteira para fazer novas oportunidades. Por isso, aqui é um bom momento para avaliar o que funcionou e o que merece alguns ajustes para as próximas grandes sazonalidades do ano. 

Veja a seguir as principais datas sazonais do terceiro trimestre de 2023:

15/07: Dia do Homem

20/07: Dia do Amigo

26/07: Dia dos Avós

13/08: Dia dos Pais

03/09: Início da Semana do Brasil

06/09: Dia do Sexo

15/09: Dia do Cliente

23/09: Início da Primavera

30/09: Dia da Secretária

  • Não se esqueça de olhar para as datas de relevância do seu nicho. Neste trimestre também são celebrados eventos como Dia da Pizza (10/07), Dia Mundial do Rock (13/07), Dia da Cerveja (04/08), Dia dos Irmãos (05/09) e o Dia do Sorvete (23/09), por exemplo.

Outro ponto importante: Embora a Black Friday aconteça somente no fim de novembro, é recomendado que o planejamento para esse grande evento comece em setembro para que haja tempo hábil de preparar todos os detalhes e evitar grandes problemas às vésperas. Por isso, é indicado que o calendário do terceiro trimestre já ganhe uma marcação que represente o começo desse evento. 

Calendário e-commerce – 4º trimestre

Os últimos três meses do ano é onde muita coisa acontece. Com Natal, Black Friday e Cyber Monday juntos, os comerciantes enxergam nesse período a última chance de alcançar bons resultados com as datas sazonais.

Veja a seguir as principais datas sazonais do quarto trimestre de 2023:

12 de outubro: Dia das crianças

15 de outubro: Dia dos professores

31 de outubro: Halloween

11 de novembro: Single’s Day

24 de novembro: Black Friday

26 de novembro: Cyber Monday

21 de dezembro: Início do Verão

25 de dezembro: Natal

  • Não deixe de consultar as datas sazonais que fazem sentido para a sua loja neste trimestre. Neste período outras datas de nicho também fazem parte do calendário, como: Dia Internacional da Música (01/10), Dia de Combate ao Câncer de Mama (19/10), Dia da Decoração (30/10) e Dia do Arquiteto (15/12), por exemplo.

Agora que você já encontrou as principais datas sazonais do e-commerce, é hora de se preparar para cada ação, manter a sua loja sempre ativa e com uma boa experiência de compra que favoreça as conversões.

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