Quando o assunto é aumentar as vendas, a primeira coisa que muita gente pensa é trabalhar com promoções ou aplicar novas estratégias para chamar a atenção do público e despertar interesse de compra. E se eu te falar que o aumento das suas vendas pode estar em um robô? Ou melhor, no chatbot para ecommerce. Você sabe o que é e por que essa tecnologia pode fazer a diferença nas suas vendas de Natal? Continue a leitura e saiba como isso pode ser aplicado na sua loja.
Para começar, o que é chatbot?
Os chatbots nada mais são do que chats que atuam com uma comunicação ágil e automatizada, mas sem perder o tom humano e próximo, fundamentais para manter a empatia e bom relacionamento com o cliente. O chatbot para ecommerce pode ser peça chave para resolver problemas de compra com velocidade para impedir a desistência do cliente. Em outras palavras, investir em um chatbot para ecommerce é ter um serviço de atendimento de nível elevado sem ter a necessidade de atendimento humano do outro lado da tela para atender seus clientes.
Não é novidade que um bom atendimento tem influência direta no desempenho de vendas de qualquer negócio, até mesmo em lojas virtuais. O chatbot para ecommerce tem a função de conversar com o usuário que queira alguma informação em tempo real sobre um produto específico, forma de pagamento, prazo de entrega, ou qualquer outra dúvida que esteja criando barreiras para concretizar a venda.
A grande vantagem de contar com um chatbot no seu ecommerce é poder automatizar esse conteúdo para que funcione a partir de inteligência artificial, permitindo que esse canal funcione 24 horas por dia sem precisar de um atendente físico para esclarecer as dúvidas dos consumidores.
As vantagens de ter um chatbot para ecommerce (no Natal e em qualquer época do ano)
O chatbot é um excelente canal de comunicação para agilizar o serviços de atendimento de lojas online. Por ser um software a base da inteligência artificial, esse recurso pode ser customizável de acordo com a interação que os clientes possuem com a marca levando em consideração as dúvidas e situações mais frequentes durante a jornada de compra.
Veja algumas ocasiões em que o chatbot para ecommerce pode agilizar o processo de atendimento na sua loja e eliminar as objeções de compra com mais rapidez:
Produto indisponível: O que para muitos é uma situação de venda perdida, com o chatbot pode se tornar uma oportunidade de captação de lead e recuperação de venda. Uma maneira de utilizar o chatbot nessa seção é ativá-lo quando o cliente clicar em um produto indisponível e, assim, capturar seus dados solicitando informações como nome, email e o que mais for relevante para a sua estratégia (sempre com consentimento) . Dessa forma, assim que o produto estiver novamente em estoque, o chatbot irá enviar uma mensagem automatizada via Whatsapp, Messenger ou SMS para avisá-lo sobre a disponibilidade do item desejado já com o link de checkout.
Carrinho abandonado: Quem nunca encheu o carrinho de produtos e desistiu no momento de finalizar a compra? Esse é um comportamento comum em lojas virtuais e, com o chatbot para ecommerce é possível criar mais um gatilho para recuperação. Como? Assim que o usuário já cadastrado desistir da compra, uma mensagem é enviada para ele com um cupom de desconto via chatbot, que pode ser integrado aos principais apps de mensagem, como Whatsapp e Messenger.
Acompanhamento de pedido: Informar o status da compra pode parecer básico, mas não é todo site que apresenta esses dados com facilidade. O chatbot para ecommerce pode fortalecer a experiência do usuário pós compra, enviando todas as etapas da entrega do pedido via mensagem automatizada.
Esses foram apenas algumas vantagens de investir nessa tecnologia para o seu ecommerce em situações que ocorrem com frequência. Com a proximidade do Natal, o chatbot pode apresentar ainda mais benefícios e contribuir no aumento das vendas nessa época do ano. Confira outros 5 motivos para implementar o chatbot no seu ecommerce antes do Natal.
5 motivos para implementar um chatbot para ecommerce antes do Natal
- Automatizar os processos de vendas no período de maior tráfego do seu site
- Tenha um guia de navegação para facilitar a usabilidade do seu cliente
- Tenha atendimento personalizado e ágil para minimizar as objeções de compra
- Aumentar os canais de atendimento, incluindo automatização integrada com chats de redes sociais
- Captar leads para intensificar as estratégias de vendas pós visita e intensificar a comunicação direcionada e personalizada.
Implementar um chatbot para seu ecommerce é uma questão de tempo. Essa tecnologia tem se mostrado cada vez mais expressiva para negócios online. As possibilidades que os varejistas online estão encontrando a partir desse recurso pode mudar de vez o cenário de compra online, elevando o nível de experiência do cliente, reduzindo atritos e pontos de fuga e, consequentemente, o crescimento das vendas.
Quer saber como implementar um chatbot para ecommerce e intensificar as suas chances de aumentar as vendas neste natal, entre em contato com a nossa equipe e prepare o seu ambiente de vendas para a data mais esperada do ano para o comércio.
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