Os últimos meses de 2022 estão sendo atípicos com tantos eventos importantes acontecendo praticamente ao mesmo tempo. Com uma Black Friday no meio da Copa do Mundo e uma Copa do Mundo nas vésperas de Natal, o comportamento do consumidor ficou um pouco diferente do que os lojistas estão acostumados para essa época do ano.
Não dá para negar, o Natal é a data mais esperada pelos comerciantes e pelos consumidores, que mesmo com a Black Friday um mês antes, muita gente deixa para fazer compras maiores no último mês do ano, já que com a liberação do décimo terceiro, é nesse período que a maior parte dos brasileiros apresenta maior poder de compra.
Mas com tanta coisa acontecendo, o que de fato esperar do Natal desse ano? Como os e-commerces podem se preparar para não deixar dinheiro na mesa e bater as metas da última e mais importante data sazonal de 2022? Continue a leitura e veja o que os números e tendências estão dizendo!
2022 está acabando, mas ainda dá tempo de bater as metas
Não é papo de otimista, segundo uma pesquisa feita pela Best Buy, os consumidores devem deixar as suas compras de fim de ano para a última hora. Diferente dos dois últimos anos, onde muita gente preferiu garantir os presentes de natal com antecedência por receio da falta de insumos e longos prazos de entrega causada pela pandemia, em 2022 os consumidores estão mais confiantes com os estoques e logística do comércio, o que passa mais segurança para fazer as compras sem tanta pressa.
Outro fator que levou as compras de natal serem jogadas para às vésperas foi a Copa do Mundo. Em clima de campeonato mundial, muita gente não misturou os climas e se permitiu vivenciar primeiro a energia da Copa e, só depois da eliminação do Brasil, o clima natalino começou a ganhar espaço.
Embora tudo indique que o maior volume de vendas irá acontecer nas últimas semanas do ano, é importante preparar a sua loja para atrair um público compatível com os seus objetivos de venda e intensificar as ações nessa reta final, ou então, não há tendência que garanta um bom movimento mesmo na principal data do ano.
4 dicas para vender mais
Segundo uma pesquisa feita pela AlliN e pelo Opinion Box, 60% dos brasileiros pretendem fazer compras de Natal em 2022. Diante de uma alta expectativa como essa, é importante rever as estratégias para aproveitar a intenção de compra dos consumidores para ter um bom resultado neste Natal. Veja a seguir 4 dicas que podem te ajudar a impulsionar o aumento nas conversões:
1 – Prepare ações promocionais
Dificilmente o consumidor que tem o hábito de presentear no Natal compra apenas 1 item. Clientes que apresentam esse perfil costumam comprar presentes para familiares e amigos mais próximos e, por isso, lojas que oferecem ações promocionais e que oferecem vantagens de compra conseguem aumentar o ticket médio nesse período. Por isso, ações com cupom de desconto, descontos progressivos e, até mesmo vantagens no frete são boas alternativas para estimular o aumento da receita.
2 – Elabore um guia de presentes
Nem todo mundo sabe o que comprar como presente de Natal, por isso, um guia de natal com itens relacionados e categorizados por perfil é uma ótima ação para ajudar o cliente a encontrar o melhor presente sem sair do seu site. Além disso, com um guia bem elaborado, é possível ganhar no cross selling e garantir um ticket médio maior nas compras de fim de ano.
3 – Facilite o pagamento
Quanto mais fácil for para o cliente fazer as compras de Natal em um único site, maiores são as chances de conversão. Por isso, considere oferecer condições de pagamento facilitadas, como aumentar o número de parcelas sem juros, ou então, descontos para pagamentos no pix, por exemplo. Outra facilidade muito valorizada entre os consumidores que optam por dividir o valor dos presentes entre amigos ou familiares é oferecer a opção de pagamento de multicomprador, que divide o valor final em mais de um comprador. Assim, mais uma vez as chances de aumentar o ticket médio aumenta e de conquistar o cliente também.
4 – Use uma comunicação personalizada
A segmentação é bem vinda em qualquer época do ano, mas quando estamos falando de garantir as vendas de Natal, ela é indispensável. Isso porque, com uma segmentação bem feita na sua base, é possível trabalhar com uma comunicação personalizada de acordo com a preferência e dos padrões de comportamento de cada grupo. Além disso, com uma segmentação bem alinhada e com a comunicação personalizada, é possível direcionar as campanhas e argumentos adequados para cada campanha e atrair uma fatia ainda maior para o seu site.
As categorias que mais vendem no e-commerce no Natal
Quer saber quais são as categorias mais procuradas para esse Natal? Confira abaixo a seleção o levantamento da All In apontou como as mais promissoras para o Natal de 2022:
- Moda e acessórios (49%);
- Beleza e cosméticos (33%);
- Brinquedos (30%);
- Eletrônicos e informática (30%);
- Casa e decoração (30%);
- Alimentos e bebidas (28%);
- Supermercado (27%);
- Eletrodomésticos e eletroportáteis (26%);
- Livraria (17%);
- Viagens e turismo (16%);
- Telefonia (14%);
- Esportes (13%);
- Farmácia e saúde (10%);
- Multi Categoria (9%);
- Produtos artesanais (9%);
- Pet Shop (8%);
- Jóias (7%).
O seu e-commerce está preparado para encarar os últimos dias de 2022 e ainda bater todas as metas? Se ainda não, fale com a nossa equipe, a we.digi é uma consultoria especializada em e-commerces e está pronta para te ajudar a encerrar o ano com os melhores resultados!