O que esperar das compras de Natal em 2022?

compras de natal

Os últimos meses de 2022 estão sendo atípicos com tantos eventos importantes acontecendo praticamente ao mesmo tempo.  Com uma Black Friday no meio da Copa do Mundo e uma Copa do Mundo nas vésperas de Natal, o comportamento do consumidor ficou um pouco diferente do que os lojistas estão acostumados para essa época do ano.

Não dá para negar, o Natal é a data mais esperada pelos comerciantes e pelos consumidores, que mesmo com a Black Friday um mês antes, muita gente deixa para fazer compras maiores no último mês do ano, já que com a liberação do décimo terceiro, é nesse período que a maior parte dos brasileiros apresenta maior poder de compra.

Mas com tanta coisa acontecendo, o que de fato esperar do Natal desse ano? Como os e-commerces podem se preparar para não deixar dinheiro na mesa e bater as metas da última e mais importante data sazonal de 2022? Continue a leitura e veja o que os números e tendências estão dizendo!

2022 está acabando, mas ainda dá tempo de bater as metas

Não é papo de otimista, segundo uma pesquisa feita pela Best Buy, os consumidores devem deixar as suas compras de fim de ano para a última hora. Diferente dos dois últimos anos, onde muita gente preferiu garantir os presentes de natal com antecedência por receio da falta de insumos e longos prazos de entrega causada pela pandemia, em 2022 os consumidores estão mais confiantes com os estoques e logística do comércio, o que passa mais segurança para fazer as compras sem tanta pressa.

Outro fator que levou as compras de natal serem jogadas para às vésperas foi a Copa do Mundo. Em clima de campeonato mundial, muita gente não misturou os climas e se permitiu vivenciar primeiro a energia da Copa e, só depois da eliminação do Brasil, o clima natalino começou a ganhar espaço.

Embora tudo indique que o maior volume de vendas irá acontecer nas últimas semanas do ano, é importante preparar a sua loja para atrair um público compatível com os seus objetivos de venda e intensificar as ações nessa reta final, ou então, não há tendência que garanta um bom movimento mesmo na principal data do ano. 

4 dicas para vender mais 

Segundo uma pesquisa feita pela AlliN e pelo Opinion Box, 60% dos brasileiros pretendem fazer compras de Natal em 2022. Diante de uma alta expectativa como essa, é importante rever as estratégias para aproveitar a intenção de compra dos consumidores para ter um bom resultado neste Natal. Veja a seguir 4 dicas que podem te ajudar a impulsionar o aumento nas conversões:

1 – Prepare ações promocionais

Dificilmente o consumidor que tem o hábito de presentear no Natal compra apenas 1 item. Clientes que apresentam esse perfil costumam comprar presentes para familiares e amigos mais próximos e, por isso, lojas que oferecem ações promocionais e que oferecem vantagens de compra conseguem aumentar o ticket médio nesse período. Por isso, ações com cupom de desconto, descontos progressivos e, até mesmo vantagens no frete são boas alternativas para estimular o aumento da receita. 

2 – Elabore um guia de presentes

Nem todo mundo sabe o que comprar como presente de Natal, por isso, um guia de natal com itens relacionados e categorizados por perfil é uma ótima ação para ajudar o cliente a encontrar o melhor presente sem sair do seu site. Além disso, com um guia bem elaborado, é possível ganhar no cross selling e garantir um ticket médio maior nas compras de fim de ano.

3 – Facilite o pagamento

Quanto mais fácil for para o cliente fazer as compras de Natal em um único site, maiores são as chances de conversão. Por isso, considere oferecer condições de pagamento facilitadas, como aumentar o número de parcelas sem juros, ou então, descontos para pagamentos no pix, por exemplo. Outra facilidade muito valorizada entre os consumidores que optam por dividir o valor dos presentes entre amigos ou familiares é oferecer a opção de pagamento de multicomprador, que divide o valor final em mais de um comprador. Assim, mais uma vez as chances de aumentar o ticket médio aumenta e de conquistar o cliente também.

4 – Use uma comunicação personalizada

A segmentação é bem vinda em qualquer época do ano, mas quando estamos falando de garantir as vendas de Natal, ela é indispensável. Isso porque, com uma segmentação bem feita na sua base, é possível trabalhar com uma comunicação personalizada de acordo com a preferência e dos padrões de comportamento de cada grupo. Além disso, com uma segmentação bem alinhada e com a comunicação personalizada, é possível direcionar as campanhas e argumentos adequados para cada campanha e atrair uma fatia ainda maior para o seu site.

As categorias que mais vendem no e-commerce no Natal

Quer saber quais são as categorias mais procuradas para esse Natal? Confira abaixo a seleção o levantamento da All In apontou como as mais promissoras para o Natal de 2022:

  • Moda e acessórios (49%);
  • Beleza e cosméticos (33%);
  • Brinquedos (30%);
  • Eletrônicos e informática (30%);
  • Casa e decoração (30%);
  • Alimentos e bebidas (28%);
  • Supermercado (27%);
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis (26%);
  • Livraria (17%);
  • Viagens e turismo (16%);
  • Telefonia (14%);
  • Esportes (13%);
  • Farmácia e saúde (10%);
  • Multi Categoria (9%);
  • Produtos artesanais (9%);
  • Pet Shop (8%);
  • Jóias (7%).

O seu e-commerce está preparado para encarar os últimos dias de 2022 e ainda bater todas as metas? Se ainda não, fale com a nossa equipe, a we.digi é uma consultoria especializada em e-commerces e está pronta para te ajudar a encerrar o ano com os melhores resultados!