No fim de 2022, uma nova possibilidade de anunciar para um público altamente qualificado surgiu, colocando em cheque alguns conceitos do streaming, porém, ampliando o leque de possibilidades tanto para o usuário como para os anunciantes. A Netflix Ads veio para o mercado brasileiro em novembro de 2022 com a promessa de um plano mais econômico e com a inserção de anúncios durante a programação.
Se por um lado, os amantes de conteúdos em streaming não gostaram muito da novidade por conta da experiência interrompida, por outro, a Netflix aumentou o leque de serviços para atrair novos usuários e aumentar a parceria com anunciantes.
De certa forma, esse movimento já era esperado levando em consideração o crescimento do mercado nos últimos anos, que segundo uma pesquisa do IBOPE de setembro, apontou que o aumento no consumo dos streamings chegou a 14% em um ano.
Com mais uma opção de assinatura e com abertura para anunciantes, a Netflix Ads se apresenta como uma nova alternativa nas estratégias de distribuição para marcas que desejam aumentar o alcance e a penetração em novas audiências. Se interessou? Continue a leitura e saiba tudo sobre os anúncios na Netflix.
Como a Netflix Ads funciona?
Assim como toda plataforma de anúncio, a Netflix Ads oferece algumas opções de segmentação de público a partir de país e gênero, bem como o tipo de formato desejado, ou seja, comercial rotativo, com opções de anúncios de 15 a 30 segundos exibidos para todos os assinantes da categoria, ou top 10 mais assistidos, que são anúncios de 30 segundos exibidos nas pausas dos conteúdos mais assistidos da plataforma.
Além disso, é possível segmentar os anúncios de acordo com o tipo das séries e filmes em que será vinculado. Esse tipo de segmentação garante que os conteúdos da plataforma estejam alinhados com os atributos desejados pelas marcas anunciantes. Em um exemplo prático, um anúncio de um parque de diversões, por exemplo, pode excluir a exibição em conteúdos violentos e de terror, por exemplo, garantindo uma maior aderência entre o público e a marca.
A princípio, o formato de anúncio permitido é por CPM (custo por mil exibições) e o investimento inicial é a partir de R$ 150,00/CPM, ou seja, a cada mil visualizações do anúncio a empresa investirá esse valor.
Outra diferença entre os anúncios das plataformas concorrentes, como Google Play e Youtube, é que o usuário não possui a opção de pular o anúncio para continuar assistindo o conteúdo da plataforma e deve aguardar o término do comercial. Vale destacar que a cada hora assistida, o assinante do plano básico poderá ser interrompido de 3 a 4 vezes com anúncio de até 30 segundos, sem contar o anúncio que antecede o início da série ou filme. Embora a Netflix tenha afirmado que busca evitar interromper cenas importantes com anúncios, dando preferência para momentos de transição de cena, os comerciais podem aparecer de forma aleatória durante os conteúdos, prejudicando a experiência do usuário durante a programação.
Como a mensuração de resultados é feita?
Para que seja possível entender os resultados das campanhas feitas na Netflix Ads, a plataforma fez uma parceria com as empresas DoubleVerify e Integral Ad Science. Além de apresentar o desempenho dos anúncios, um dos objetivos dessa união é garantir que as exibições estão sendo feitas por pessoas reais e não estão sendo fraudados.
Dessa forma, o anunciante poderá analisar o volume da audiência alcançada e a segmentação do público na prática. Assim, se torna possível fazer ajustes necessários na estratégia para garantir uma otimização cada vez mais alinhada com o objetivo da marca.
Para entender as melhores formas de apresentar esses dados, tanto a Netflix como as empresas parceiras buscaram dialogar com as principais agências de publicidade do país e não somente com anunciantes. Com isso, a usabilidade e a entrega final ficou familiar aos profissionais que já estão acostumados com esse tipo de mídia.
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