Trabalhar com estratégias de marketing digital envolve uma série de ações que devem ser analisadas com precisão. Isso porque, ter resultados traduzidos com clareza é fundamental para mapear os próximos passos de forma alinhada e objetiva. A atribuição cross channel é um ótimo caminho para tornar essa análise integrada a todos os canais e entender a participação de cada um no resultado final.
Quando diversas campanhas são trabalhadas ao mesmo tempo, entender o peso que cada peça corresponde para o resultado nem sempre é tarefa simples. Até porque, analisar uma performance levando em consideração somente o último clique pode não ser a melhor decisão. Isso acontece, pois a jornada do cliente é cross channel, ou seja, para que um lead converta, é necessário, em média, no mínimo de 6 a 8 contatos antes da conversão final.
Sabendo disso, entender como a atribuição integrada funciona é crucial para ter resultados mais claros e tomar decisões estratégicas sem um direcionamento míope. Continue a leitura e saiba como a atribuição cross channel funciona e como esse tipo de análise pode mudar o rumo das suas campanhas.
O que é atribuição cross channel?
Basicamente, a atribuição cross channel é a capacidade de mensurar de forma correta e efetiva todas as campanhas de marketing digital, considerando cada ponto de contato com o usuário, independentemente dos canais utilizados para que a interação aconteça.
Cada marca atua com os canais que mais apresentam possibilidades positivas dentro de seus objetivos, sejam eles de awareness ou para aquisição de novos clientes. Para isso, diversos caminhos podem ser trabalhados, como por exemplo, utilizando mídias sociais, email marketing, mídia programática, mídia paga, marketing de afiliado, influenciadores, entre tantas outras estratégias.
Com um trabalho multimídia, ter uma visão completa do desempenho de cada ação, mesmo que aparentemente desconectadas, é o que dará direção para o sucesso das campanhas, É aí que os modelos e tecnologias de atribuição entram para jogo.
A atribuição cross channel possibilita que anunciantes indiquem diferentes pesos para cada uma delas e mensurem qual é a influência dos pontos de contato trabalhados até então. Feito isso, é possível observar como o conjunto trabalha e qual é o impacto dentro da jornada do cliente.
Como analisar uma campanha cross channel
Quando falamos em análise no marketing digital, é preciso ter em mente que esse checkup nunca deve ser feito de forma isolada. Até porque, já vimos que dificilmente uma conversão virá de um único contato com a marca e, é por isso que o modelo de atribuição cross channel faz mais sentido para entender uma performance de forma holística.
Utilizar relatórios individualizados por canal é uma boa alternativa para analisar o desempenho daquele ponto de contato, mas não da campanha como um todo e, muito menos, para entender o comportamento do usuário dentro da jornada de compra.
Dessa forma, para analisar uma campanha cross channel é necessário contar com recursos que possibilitam que uma leitura integrada aconteça, pois só assim será possível olhar detalhadamente o peso de cada canal dentro da jornada do cliente e como cada um contribui para as conversões finais.
Analisar uma campanha sob a ótica cross channel vai além de observar o desempenho dos canais e pontuar o engajamento. Para que essa atribuição seja feita com eficiência, é preciso integrar todos os pontos de contato (até mesmo offline) e acompanhar a jornada do cliente em todas as etapas, do início ao fim.
Foco na performance
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