Não é de hoje que o mercado online tem mostrado diversas vantagens em relação às compras físicas. Seja pela comodidade, variedade ou pelos preços mais competitivos, o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, o que tem favorecido o crescimento do setor.
Porém, a falta de interação durante a jornada de compra pode dificultar a tomada de decisão em alguns casos, tornando-se um barreira para escalar as conversões.
Para reduzir esse gargalo, o conversational commerce tem assumido um importante papel de facilitar a comunicação e a conexão entre as lojas online e seus clientes que buscam mais proximidade e agilidade no processo de compra.
Você já ouviu falar nesse conceito e por que o conversational commerce está entre as principais tendências do mercado digital? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
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O que é conversational commerce?
Conversational commerce é o termo usado para recursos de mensagens em tempo real utilizado por lojas online para auxiliar e informar os clientes durante o processo de compra. Ao contrário do que alguns possam pensar, o conversational commerce não se limita somente a trocas de mensagens para vender um produto, mas também para consultar status de pedido e entrega, informações de pagamentos, solicitar catálogos de produtos, entre outras ações.
Hoje em dia, com o auxílio da tecnologia, é possível otimizar esse canal e utilizá-lo de diferentes formas, como é o caso dos chatbots, aplicativos de mensagens de rede sociais, inteligência artificial e, até mesmo, o bom e velho atendimento convencional.
Ou seja, a aplicação do conversational commerce tem sido uma forma rápida e eficaz para que os clientes possam ter acesso às informações que desejam com rapidez sem ter que abrir o navegador, acessar o site e fazer a busca do que precisam. Além disso, a interação entre cliente e loja cumpre o papel de validação da loja, transmitindo mais confiança para que o cliente conclua seu pedido sem medo.
E por mais que algumas pessoas não sintam falta de um tratamento mais próximo, uma pesquisa feita pelo Facebook comprovou que 66% dos consumidores online valorizam a possibilidade de conversar com a marca durante a compra e se sentem mais confiantes em fazer uma compra quando uma empresa é ativa em aplicativos de mensagens.
Como o conversational commerce funciona?
Se antes, conversar com uma loja online para tirar dúvidas de algum produto era algo impensado, ou então, demorado demais a ponto de desistir da compra, com o conversational commerce tudo se inicia a partir de um call to action direcionado para a conversa. Tudo de forma rápida e ágil.
A estratégia de comunicação pode variar de empresa para empresa, podendo prever o comportamento do usuário e responder de forma automática com um chatbot. Ou então, utilizando um recurso de inteligência artificial e fazendo recomendações mais avançadas para cada perfil de compra. Para quem ainda prefere não envolver a tecnologia na conversa, basta direcionar o call to action para uma conversa real com um atendente para solucionar as dúvidas do cliente.
É fato que com a tecnologia é possível escalar essa conexão e tornar o processo de comunicação em tempo real muito mais ágil. Embora as respostas programadas dos chatbots sejam limitadas, oferecer um primeiro contato mais rápido antes da interação humana pode gerar economia para o negócio e antecipar as conversões.
5 motivos para ficar de olho nessa tendência
- Fortalece o relacionamento entre o cliente e a marca
- Facilita na quebra de objeções
- Aumenta as conversões
- Transmite mais segurança no processo de compra
- Recurso fácil e sem atritos
Quer saber como levar o conceito de conversational commerce para a sua loja e testar os resultados na prática? Fale com a equipe de tecnologia da we.digi e conheça as possibilidades mais indicadas para o seu negócio!
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