O comportamento do consumidor está cada vez mais conectado. Para se ter uma ideia, em 2020, os brasileiros passaram em média 4,8 horas por dia utilizando seus smartphones, segundo novo relatório anual da App Annie. Isso só reforça o quanto esse território ainda pode ser bem aproveitado pelos ecommerces, utilizando recursos que potencializam as vendas, como é o caso do push notification.
Você sabe o que é e como funciona?
Os smartphones já entraram na rotina do consumidor e começaram a fazer parte dos hábitos durante o dia a dia das pessoas. Pensando nisso, por que não aproveitar essa oportunidade e utilizar esse meio como parte da estratégia digital da sua marca e facilitar a comunicação entre o público e sua loja?
Nesse artigo, você entenderá o que é um push notification, como esse recurso funciona, quais são as vantagens de utilizá-lo para ecommerces e ainda, terá algumas dicas especiais de como otimizá-lo para aumentar as conversões. Confira!
O que é push notification?
Basicamente, um push notification é uma mensagem clicável enviada por um site ou aplicativo para os usuários ou assinantes diretamente no dispositivo mobile e entregue pela central de notificações do smartphone.
Provavelmente você já deve ter recebido algumas em seu celular enviadas pelos aplicativos que você tem instalado por aí, já que esse recurso foi desenvolvido inicialmente apenas para app. Porém, atualmente, ele já pode ser usado também para websites que não possuem aplicativos, aumentando ainda mais as possibilidade de usá-lo como ferramenta de conversão e reconhecimento de marca.
Mas se engana quem pensa que as notificações devem estar sempre relacionadas com conteúdos promocionais. Veja exemplos de push notification que já são familiares para os usuários mobile e que conquistaram alta aceitação entre o público:
- Quando alguém comenta ou curte sua foto no Facebook
- Quando você recebe um email no Gmail
- Quando um evento marcado no Google Agenda está prestes a começar
Imagine agora, o seu ecommerce se comunicando com um público altamente qualificado em momentos estratégicos, como datas sazonais, lançamentos, promoções relâmpagos, utilizando um canal direto e com grande retenção de atenção? Sem dúvida, se bem utilizado, o push notification é um importante aliado para lojas online que buscam estreitar laços no relacionamento com o cliente e aumentar as taxas de conversão, inclusive de recompra. Continue a leitura e entenda como esse recursos funciona para lojas online.
Como funciona?
Para que o push notification seja enviado para o usuário, primeiramente ele deve se cadastrar na base de interesse, ou nos casos de aplicativos, ter o app instalado no smartphone.
O cadastro na base de interesse é feito por meio de um widget de convite dentro no próprio site, veja um exemplo:
Na maioria das vezes, o widget pode ser configurado por um plugin dentro da plataforma e ativado facilmente, sem envolver programação ou comandos complexos. Assim, você determina qual é o momento ideal para o widget aparecer e chamar a atenção do seu público para fazer parte da base de interesse e receber novidades da loja via push notification.
Assim que ele aceitar receber suas mensagens, as notificações poderão ser enviadas mesmo que ele não esteja navegando pelo site, assim como acontece com o push notification em aplicativos.
Esse é um excelente canal para fortalecer o relacionamento com seu público e levá-lo novamente para a loja sempre que houver novidades ou uma nova estratégia. Porém, lembre-se de não exagerar, até porque, muitas pessoas consideram o push notification uma estratégia invasiva e recorrer a ela sem moderação pode saturar sua base de interesse e afastar seus clientes ao invés de aproximá-los da sua marca.
Benefícios do push notification para ecommerce
Os benefícios começam a aparecer quando a ferramenta é utilizada no momento certo, respeitando as etapas da jornada de compra, ou seja, desde a divulgação até o pós venda. Cada etapa pode ser trabalhada, desde que a comunicação esteja alinhada com a maturidade do cliente e que siga um cronograma equilibrado para não haver superexposição da marca, gerando queda nos resultados.
Veja a seguir algumas vantagens de implementar o push notification no seu ecommerce:
Alta taxa de aceitação
Para que o visitante da sua loja possa receber as mensagens via notificação, é necessário cadastro de email, assim como é feito em assinaturas de newsletter, ou em casos de app, é preciso conceder a autorização ao aplicativo para que as notificações sejam recebidas.
Com isso, os usuários que dão sinal verde para receber esse tipo de mensagem já estão abertos ao relacionamento via notificação e, com isso, as taxas de aceitação são altas enquanto os descadastros são bem baixos.
Entrega rápida
O push notification é uma ótima ferramenta para auxiliar nas vendas instantâneas. Isso porque, a entrega é feita em tempo real, assim, proporcionam um grande alcance desde o disparo da mensagem e convidando o visitante a retornar ao site para realizar uma ação.
Recuperação de carrinho abandonado
Carrinho abandonado é um dos fantasmas de quem trabalha com ecommerce. Com uma estratégia bem alinhada de push notification é possível reduzir essa taxa e aumentar as vendas finais. Segundo o blog VTEX, a taxa de conversão média das notificações de recuperação de carrinho abandonado registradas pelos clientes Pushnews gira em torno de 7%.
Com esse recurso, é possível criar uma sequência de envios para lembrar o usuário de finalizar a compra até que o processo seja concluído. Mas lembre-se de ter equilíbrio para não afastá-lo de vez.
Aumento das conversões
Como já era esperado, utilizar push notification é uma excelente solução para aumentar as conversões. Isso é possível, pois você pode segmentar suas mensagens de acordo com produtos, preços e interesse. Assim, uma mensagem específica é enviada somente para o público que demonstrou interesse nesse tipo de condição. Lembra daquela dica: a mensagem certa no momento certo? É aí que o push notification mostra seu poder!
3 dicas para otimizar o push notification do seu ecommerce
Para que o push notification seja eficaz no seu ecommerce, é preciso ter em mente que ele deve fazer parte da estratégia de conteúdo da sua marca. Até porque, de nada adianta ter a ferramenta e não se comunicar da melhor forma, ou então, tudo poderá ser perdido.
Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas de como otimizar seu push notification e ter resultados cada vez mais expressivos no seu ecommerce.
Atenção para a copy
A limitação de caracteres é algo que pode dificultar na hora de escrever a sua notificação. Por isso, antes de começar a escrever foque no objetivo da sua notificação e lembre-se que o desafio é fazer com que seus assinantes cliquem. Por isso, acima de tudo, ofereça algum valor na sua mensagem, as pessoas só vão clicar em algo que realmente acharem interessante.
Seja sempre claro!
As indiretas não têm espaço dentro de um push notification. Para ter resultados positivos é preciso ser claro e direto para que o seu público saiba o que você quer dele sem ter que resolver uma charada para descobrir. Não é porque ele assinou sua base de interesse ou baixou o seu app que ele estará sempre disponível para a sua marca. Por isso, facilite o processo e tenha clareza em todas as mensagens.
Utilize a escassez para criar urgência
Já foi comprovado que o ser humano tende mais a reagir em situações de perda do que de ganho. Sendo assim, utilizar gatilhos de escassez para criar urgência é um bom caminho para despertar interesse do seu público para retornar para a sua loja. Exemplos como “Promoção relâmpago! Faltam apenas 2h para terminar” pode ser eficaz em uma push notification promocional.
Mãos na massa!
Agora é hora de implementar o push notification na sua loja e começar a colher resultados com esse recurso. Para começar, escolha uma ferramenta para os disparos. Atualmente é possível encontrar diversas opções no mercado que possibilitam o envio de mensagens tanto via web como via app.
Para clientes VTEX é possível encontrar opções na VTEX App Store e fazer a instalação diretamente por lá. Se quiser um suporte especializado para deixar o seu ecommerce ainda mais completo e preparado para aumentar suas conversões, fale com a nossa equipe de tecnologia, a we.digi, agência parceira presente no quadrante VTEX, é a melhor opção para a evolução da sua loja online.
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