Novas tendências surgem a todo momento em um mercado tão dinâmico como o comércio digital. A realidade aumentada no e-commerce é uma delas que mostrou para o que veio no último ano e que promete ganhar ainda mais espaço em pouco tempo.
Com o amadurecimento do e-commerce nos últimos anos, a busca por diferenciais competitivos se tornou quase que um mandatório para lojas que buscam conquistar clientes fiéis e com grande volume de recorrência.
Investir em experiência do usuário durante toda a jornada de compra é um dos investimentos indispensáveis para 2023, até porque, com o aumento de ofertas no segmento, uma experiência marcante é, sem dúvidas, um diferencial capaz de fazer com que os clientes retornem mais vezes.
E o que a realidade aumentada tem a ver com tudo isso? Basicamente tudo! Sem a possibilidade de provar e testar os produtos antes da compra, a realidade aumentada no e-commerce cumpre um papel de tangibilizar a experimentação, proporcionando uma experiência imersiva e aumentando a conexão com a marca.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda porque a realidade aumentada no e-commerce vai fazer a diferença no aumento das conversões e na fidelização dos clientes.
Como funciona a realidade aumentada no e-commerce?
Não é de hoje que a realidade aumentada tem feito parte da nossa rotina. Com jogos e filtros nas redes sociais que utilizam essa tecnologia, a realidade aumentada deixou de ser um recurso futurista e passou a fazer parte do dia a dia dos usuários, inclusive na hora de comprar pela internet.
Com elementos virtuais, a RA reproduz o produto diretamente da tela do smartphone dentro de um cenário real. Ou seja, ao apontar a câmera do celular para o local onde o produto será utilizado, é possível vê-lo dentro do contexto em que será usado para que o cliente saiba exatamente como ficará.
Esse tipo de recurso facilita a visualização dos produtos antes da compra, dando maior confiança para o consumidor, diminuindo as taxas de troca e devolução e potencializando a experiência durante a jornada.
Em alguns e-commerces a realidade aumentada é utilizada como uma espécie de provador virtual, assim, o cliente pode “experimentar a roupa no corpo” e avaliar se o produto atende às expectativas. Outra aplicação da realidade aumentada no e-commerce na prática é para produtos de beleza que utilizam filtros que demonstram como os tons de maquiagem, por exemplo, ficarão na pele de seus compradores.
E para quem pensa que somente o mercado da moda pode se beneficiar com a realidade aumentada, o segmento de decoração vem para mostrar o contrário. E-commerces desse setor estão utilizando a RA para que os clientes testem os móveis e objetos nos ambientes e visualizem como a composição ficará.
Com recursos de realidade aumentada no e-commerce, o cliente pode se sentir dentro da loja e aumentar a satisfação durante o processo de compra, diminuindo surpresas negativas ao receber o item e aumentando a fidelização com a marca.
Vantagens de implementar a realidade aumentada no e-commerce
- Melhora a experiência de compra
- Aumenta as conversões
- Diminui as taxas de troca e devolução
- Aumenta a fidelização e recorrência de compra
- Diferencial competitivo entre os concorrentes
Para implementar recursos de realidade aumentada no e-commerce é necessário contar com o suporte de uma equipe especializada em tecnologia e avaliar a capacidade da plataforma da loja. Quer saber se o seu e-commerce está pronto para utilizar esse recurso? Fale com a nossa equipe e esteja um passo à frente da concorrência e ofereça uma experiência ainda mais marcante para os seus clientes!