Você sabia que só 52% dos boletos gerados em um e-commerce são realmente pagos? Ou seja, 48% dos pedidos finalizados não fazem parte das conversões reais e ficam de fora do faturamento do mês. Se você não sabia desse dado e ainda não tem uma estratégia eficiente de recuperação de boleto, é hora de olhar para esses pontos com mais atenção.
Para alguns, o boleto no e-commerce é visto como o vilão das conversões. Isso porque, muito cliente finaliza a compra, gera o boleto e não faz o pagamento. Ou seja, a conversão é contabilizada, mas a venda, de fato, não acontece.
Mesmo com essa característica que assombra o comércio online, não oferecer essa forma de pagamento está longe de ser uma opção. Até porque, os boletos ainda representam uma grande fatia das vendas para aqueles clientes que não usam cartão de crédito, ou então, não se sentem seguros utilizando outros meios de pagamento.
Embora não seja possível prever se os boletos gerados serão mesmo liquidados, há outras maneiras de minimizar os impactos que os boletos em aberto geram: automatizando a recuperação de boleto.
Neste artigo, você vai conhecer 4 vantagens de usar esse tipo de recurso e vai descobrir como essa ferramenta funciona na prática. Confira!
Recuperação de boleto: o que é?
A recuperação de boleto é uma estratégia muito usada por e-commerces e negócios digitais para diminuir a taxa de boletos não pagos. Com ela, é possível notificar o cliente para lembrá-lo do vencimento do boleto e gerar uma segunda via para agilizar o processo de pagamento.
Antigamente, algumas empresas recorriam ao bom e velho telefone para lembrar seus clientes de pagar o boleto dentro do vencimento para que a compra pudesse ser concluída e o pedido enviado. Porém, nem é preciso dizer que, nos dias de hoje, esse tipo de ação é um tanto quanto inviável.
Não pelo fato de ter que lembrar os compradores de pagar os boletos gerados, mas sim pela forma manual de fazer isso acontecer. Com o avanço da tecnologia, a recuperação de boleto passou a ser automatizada, potencializando o fluxo do processo e aumentando as conversões reais vindas desse meio de pagamento.
As vantagens de ter uma ferramenta de recuperação de boleto no seu e-commerce
Não tem para onde fugir, se o seu e-commerce tiver a opção de pagamento por boleto, a evasão desses recebidos vai acontecer em menor ou maior grau. Por isso, não ter uma ferramenta de recuperação de boleto nos dias de hoje é o mesmo que rasgar dinheiro.
Veja a seguir, 4 razões que mostram que contar com a recuperação de boleto é indispensável:
Automatização dos processos
Uma boa ferramenta de recuperação de boleto permite que sua loja configure todos os passos para notificar os clientes em diferentes intervalos de tempo e lembrá-los de fazer o pagamento mesmo após o vencimento, gerando uma segunda via do documento. Tudo isso é feito de forma automática, ou seja, assim que um novo boleto é gerado, a ferramenta já programa as notificações e faz os disparos das mensagens no período estipulado.
Custo benefício
As ferramentas de recuperação de boleto oferecem um ótimo custo benefício, pois além de serem acessíveis e otimizam o tempo de trabalho, auxiliam no crescimento das conversões, contribuindo diretamente para o aumento do faturamento.
Aumento das conversões
Concluir uma venda no e-commerce não quer dizer que houve uma nova conversão. Só é possível contabilizar as conversões por boleto quando o mesmo é liquidado. Com a ferramenta de recuperação de boleto, as conversões finais podem aumentar em média 20%.
Relacionamento
Acredite se quiser, boa parte dos boletos em aberto acontecem por esquecimento. O cliente quer o produto, passou por todo processo de compra e, muitas vezes, esquece de pagar o boleto. Com a ferramenta de recuperação, além da loja aumentar a conversão daquele mês, ainda fortalece o relacionamento com o cliente e pode criar novas possibilidades de recompra.
Como a recuperação de boleto funciona?
A we.tools, núcleo de desenvolvimento de novas tecnologias da we.digi, desenvolveu uma ferramenta própria para a recuperação de boleto de e-commerces. Utilizando uma integração com a loja virtual, a ferramenta verifica quais pedidos foram feitos no boleto e não foram pagos até o dia do vencimento. Uma vez identificado um pedido nessa situação, a ferramenta envia uma mensagem ao cliente alertando sobre o vencimento e disponibiliza um link para o boleto.
Essa mensagem pode ser enviada por diferentes canais, como e-mail, SMS e WhatsApp.
O conteúdo e a frequência dessas mensagens são feitos por configurações personalizáveis e podem ser facilmente gerenciadas pelo próprio usuário. Além disso, a ferramenta feita pelo we.tools gera relatórios gerenciais sobre os envios de mensagem, canais e taxa de conversão complementando a funcionalidade da ferramenta.
Para saber como implementar a ferramenta de recuperação de boleto da we.tools fale com a nossa equipe de tecnologia e aumente as conversões reais do seu e-commerce.
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