O natal está chegando e, mesmo em um ano em que o comportamento do consumidor mudou significantemente, as promessas de aumento nas vendas são altas, ainda mais para quem atua com comércio eletrônico. Estar com o ecommerce otimizado para oferecer uma boa experiência de compra para o usuário é uma das principais estratégias para não perder vendas. Disponibilizar o recurso de lista de presentes é um atrativo que vai contribuir para a usabilidade e praticidade durante a jornada de compra e fidelizar seu público pela facilidade e organização durante a permanência na sua loja.
Esse recurso é muito utilizado para festas de casamento, chá de cozinha, aniversários, onde os anfitriões selecionam quais presentes da loja gostariam de ganhar e seus convidados finalizam a compra a partir da lista criada. Já no final do ano, ter uma lista de presentes aberta facilita para participação em brincadeiras de amigo secreto e, até mesmo, para indicar para os familiares quais itens não podem ficar de fora da árvore de natal.
Como a lista de presentes funciona no ecommerce
Na maioria das plataformas, a lista de presentes funciona para o visitante quando ele faz login na sua loja. Conforme ele navega entre os produtos, a opção de favoritar os itens de interesse é ativada, agrupando os produtos em uma lista que pode ser acessada depois ou até mesmo, compartilhada com outras pessoas.
Para os donos de ecommerce, é possível gerenciar a lista de presente dos clientes e, nas plataformas mais completas, visualizar relatórios com os produtos mais desejados. Esse tipo de informação ajuda a compreender que tipo de produto chama mais atenção do seu público para direcionar suas campanhas de marketing e até mesmo para gerenciar seu estoque.
Outra grande vantagem de ter a opção de lista de presente no seu ecommerce é trabalhar com mix de produtos a partir do índice de interesse. Já falamos por aqui sobre kit look e como essa estratégia pode alavancar suas vendas. Com o relatório da lista de presentes você saberá quais são os itens mais e menos desejados e como montar esses kits de maneira mais atrativa.
Disponibilizar a lista de presente também faz parte das ações que podem ajudar a reduzir a taxa de abandono de carrinho, pois o ato de selecionar os produtos de maior interesse tangibilizar a compra e faz com que o usuário esteja a menos um passo de comprar os itens desejados.
Como criar uma lista de presente no ecommerce
O primeiro passo para criar uma lista de presente na sua loja virtual é informar sua equipe de desenvolvimento ou agência parceira para que os devidos templates sejam criados no módulo de CMS.
A criação do elemento html que dá ao cliente o acesso às listas na Home da sua loja, deve ser feita com o código <a href=”/giftlist”>Listas</a> dentro de <body> no seu template, assim como orienta o tutorial disponibilizado pelo suporte VTEX. O código indicado irá renderizar uma lista com três links:
- Link para buscar uma lista: levará o cliente para onde são feitas as buscas pelas listas
- Link para criar nova lista: levará o cliente para onde ele possa criar sua própria lista
- Link para gerenciar minhas listas: levará o cliente para poderá gerenciar suas listas.
Para acompanhar passo a passo completo da criação de uma lista e ativar suas funcionalidades dentro do seu ecommerce, confira o tutorial VTEX, ou então, solicite para uma agência parceira fazer a implementação dessa funcionalidade na sua loja. A we.digi é especialista em desenvolvimento e manutenção de ecommerce e está à disposição para te ajudar a melhorar ainda mais a experiência de compra dentro da sua loja.
Estamos em contagem regressiva para o natal, mas as compras já estão à todo vapor. Não perca a oportunidade de aumentar as suas vendas com funcionalidades que vão fidelizar o seu cliente e tornar o processo de compra muito mais simples e facilitado.
[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]