Desde novembro de 2020, tanto os consumidores brasileiros como os estabelecimentos comerciais puderam contar com pagamentos instantâneos para fazer transações rápidas e sem taxas.
O pix para e-commerce foi ganhando espaço aos poucos, até porque, as lojas precisaram implementar a nova forma de pagamento, assim como os consumidores também precisam de tempo para se habituarem ao formato. Mas não muito.
Dois anos depois do lançamento do pix no país, o pagamento instantâneo se tornou a segunda maior modalidade de pagamento no e-commerce, alcançando 78% de aceitação no mercado. Em janeiro de 2021, essa porcentagem era somente de 16%, o que mostra que o crescimento do pix no e-commerce está sendo exponencial, projetando essa aceitação para 93% até 2023.
O seu e-commerce já oferece essa forma de pagamento? Se ainda não, continue a leitura e entenda porque não vale a pena esperar ainda mais para incluir a modalidade na sua loja online e qual é a melhor forma para fazer isso.
O que o pix tem a ver com as suas conversões?
Aumentar as conversões em um e-commerce depende de muitos fatores e, entender o comportamento do consumidor é o principal deles. Pagar com pix tem sido a escolha de grande parte dos brasileiros, seja em lojas físicas como nas onlines.
Para se ter uma ideia, o pix no e-commerce quadruplicou no país, ultrapassando o boleto, prometendo chegar perto do cartão de crédito em pouco tempo. As compras de dia dos pais nesse ano refletiu exatamente esse movimento e reforça a importância que essa modalidade tem representado para o comércio online.
Por mais que o pix ainda tenha pouco tempo no mercado, a modalidade já apresenta um volume expressivo de usuários cadastrados, somando mais de 130 milhões de CPFs registrados e facilitando a usabilidade. Tudo isso, favorece a conversão com um baixo custo para o lojista. Além disso, as lojas podem liberar condições especiais para compras feitas com pix para estimular ainda mais o uso da modalidade e aumentar a receita no fim do mês.
Veja outras vantagens de incluir o pagamento por pix no seu e-commerce:
Redução de custos de transição para lojistas
- Liquidação imediata, auxiliando na saudabilidade do fluxo de caixa
- Atuação para uma nova parcela de público desbancarizado, ou seja, como o Pix não exige vínculos com um banco, dando poder de compra para não correntistas
- Redução de reserva de estoque, como é feito em casos de compra por boleto, já que o valor é compensado imediatamente, diferente das compras feitas via boleto
- Rapidez no checkout
- Facilidade de automação
- Diminuição da quebra de pagamento via boleto
- Forma de pagamento amigável com menos pontos de fuga
Como implementar o pagamento por pix no seu e-commerce
A implementação do pix em um e-commerce deve ser feita por especialistas em lojas online. Isso porque, é necessário configurar o meio de pagamento juntamente com a plataforma para que a comunicação nas transações ocorra corretamente.
A we.digi é uma consultoria altamente capacitada em evolução de e-commerces, com um time técnico e preparado para acompanhar as atualizações do mercado com excelência.
Para incluir o pix nas formas de pagamento do seu e-commerce com segurança, fale com a nossa equipe e entenda na prática como o pix pode ajudar a aumentar ainda mais as suas conversões, principalmente em datas sazonais.