Quem atua no mercado de vendas online já deve saber que mensurar a conversão final é mais fácil nesse modelo de negócio se comparado a empresas que vendem produtos ou serviços fora do ambiente digital. Mas se engana quem pensa que as vendas finais são a única ou as mais importantes formas de medir e aumentar a performance de um ecommerce.
Gerenciar uma loja online exige praticamente os mesmos desafios e pontos de atenção de que qualquer empresa. A vantagem é que quase todas as ações feitas dentro do ambiente digital podem ser facilmente mensuradas, contribuindo para a avaliação das estratégias e, consequentemente, para tomadas de decisões importantes.
É comum encontrar empreendedores que se acostumam com o faturamento do seu ecommerce e acabam não sabendo o tamanho do potencial que as suas lojas podem alcançar. Ou então, que contratam agências para cuidar dessa etapa, mas em pouco tempo têm a percepção de que o trabalho entrou no piloto automático, investindo e não performando. Esse cenário te parece familiar?
Como aumentar a performance do ecommerce?
Ninguém quer ficar patinando sem sair do lugar sabendo que o crescimento do mercado de vendas onlines está à todo vapor. Para que isso não aconteça, o primeiro passo para fazer o seu ecommerce performar melhor é fazer um diagnóstico aprofundado do seu negócio e definir quais métricas são relevantes para essa evolução. Mas lembre-se, nem toda métrica diz algo importante para o objetivo da sua empresa. Por isso, procure entender quais indicadores de fato são importantes de se acompanhar para elevar o desempenho da sua loja.
Se você não souber como definir essas etapas, ter ao lado uma agência experiente nesse tipo de trabalho é fundamental.
Vantagens de um diagnóstico bem feito no ecommerce:
Fazer um bom diagnóstico e definir bem os seus indicadores vai te ajudar a:
- Diminuir custos
- Facilitar a correção de rota em menos tempo
- Direcionar a otimização da verba
- Auxiliar na elaboração de projeções
- Entre outros
Ecommerce: Como o seu consumidor se comporta na sua loja?
Feito isso, será necessário mapear dentro do seu ecommerce o comportamento do seu consumidor para que o tagueamento seja feito da forma correta. Essa etapa é importante para que as metas e atribuições sejam bem configuradas para que os indicadores apresentem dados reais. Só assim você poderá entender o que está acontecendo dentro da sua loja online e como ela poderá performar melhor.
Ecommerce: Exemplos reais de resultados de performance reais
Em mais de 20 de mercado, a we.digi, consultoria digital e performance, já atendeu diversos clientes com diferentes desafios. Entre eles, a baixa performance em ecommerces apareceu incontáveis vezes. Para cada um dos desafios, analisamos o cenário atual para traçar a melhor estratégia e aumentar o desempenho das vendas online.
Em uma das situações, o cliente apresentava problemas de conversão e otimização de verba. No primeiro mês de trabalho com a we.digi, foi possível notar o aumento da taxa de conversão em 25% e receita em 43%.
O segredo para esse resultado foi olhar para além dos números e entender qual seria o mix correto de produtos a serem trabalhados no seu ecommerce. Focar somente na conversão final dificilmente traria os resultados obtidos em tão pouco tempo.
Outro case de aumento de performance no ecommerce em clientes da we.digi foi de um grande player da área de moda de confecção. O problema estava na aquisição de clientes por meio de afiliados, além do trabalharem pouco sua base de mais de 100 mil clientes. Identificamos que o desafio estava em refazer o tagueamento e assegurar um modelo de atribuição em que não beneficiasse todas as compras aos afiliados.
Após aproximadamente 4 meses de negociação de verticais e publishers e uma reestruturação completa do tagueamento e modelo de atribuição customizado baseado em posição (40% first click, 20% middle e 40% last click), alcançamos o resultado de 77% no aumento de receita do ecommerce, aumento de engajamento no site em 1:30 e aumento em 2x a taxa de conversão.
Aumentar a performance de um ecommerce é completamente possível, desde que o número de vendas não seja o único ponto a ser analisado.
Assim como nos cases acima, a we.digi tem mostrado cada vez mais sua expertise em auxiliar ecommerces de segmentos distintos a potencializarem seus resultados. Quer saber o que precisa ser feito para que o seu ecommerce saia do piloto automático e dê um salto no faturamento? Entre em contato com a nossa equipe e entenda quais caminhos são os mais indicados para o seu crescimento.