Whatsapp para marcas: você utiliza ou está perdendo a oportunidade?

O whatsapp para marcas tem crescido cada vez mais. E não é para menos. Segundo uma pesquisa feita pelo Panorama de Mensageria, 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo com objetivo de tirar dúvidas e pedir informações sobre produtos e serviços.

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Se algumas pessoas acreditam que a prática pode ser invasiva, para a maioria esse é um ótimo canal de comunicação que encurta processos e aproxima os consumidores com a marca.

Um dos pontos positivos em adotar o WhatsApp como parte da estratégia de comunicação da marca, é que o aplicativo está presente em 99% dos celulares no país. Isso quer dizer que, de fato, a comunicação está muito mais acessível para a esmagadora maioria dos seus consumidores, sendo um importante ponto de contato na hora da venda.

Além do uso do app para tirar dúvidas, 65% dos usuários também utiliza o WhatsApp para solicitar e receber suporte técnico, e 61% gostam do WhatsApp para marcas para receber promoções (mesmo que seja proibido o uso da ferramenta para fins promocionais e disparo  em de mensagens em massa).

Whatsapp para marcas e comunicação via SMS

Não é de hoje que usar os mensageiros do celular são uma boa opção para quem quer otimizar a comunicação entre marca e cliente. Está aí o SMS que não nos deixa mentir. 

Não há dúvidas que com a chegada dos smartphones e dos aplicativos de mensagens instantâneas o SMS perdeu força na comunicação entre pessoas físicas, porém entre uma empresa e seu consumidor ainda continua sendo uma importante ferramenta. Para as empresas pode ser ainda mais vantajoso, pois o SMS não possui bounce, ou seja, não é possível bloquear que uma mensagem seja recebida, e por isso, sua efetividade pode ser positiva (se for bem trabalhada). Note que grandes empresas ainda usam muito o SMS para se comunicar com seus usuários, o Rappi e o Ubereats são exemplos disso.

Uma forma de utilizar tanto o SMS quanto o WhatsApp para marcas é em comunicações para recuperação de boletos e pedidos em aberto, o que ajuda aumentar ainda mais a taxa de conversão. 

Whatsapp para transações financeiras

Calma, ainda não é possível fazer transações financeiras via WhatsApp, porém tudo indica que esse seja um futuro próximo para o app. 

Ainda segundo os dados levantados pela pesquisa,  61% dos usuários do aplicativo desejam realizar pagamentos e transferências por meio do whatsapp, 47% preferem gerenciar o dinheiro por meio de uma conta bancária virtual criada no próprio whatsapp, 30% preferem transferir de suas contas tradicionais, e 23% optam pelo cartão de crédito.

Para o aplicativo, essa função não é algo fora da realidade, muito pelo contrário, há previsões de que ainda em 2020 o recurso saia do campo de especulações para se tornar uma realidade.

Whatsapp em tempos de COVID-19

Durante o período de distanciamento social, onde as pessoas não estão fazendo compras físicas como antes, ter um canal de comunicação familiar que facilite essa interação entre loja e comprador é um grande diferencial. Tenha um número e vincule com o WhatApp Business para que o seu atendimento possa ser mais ativo e não perca oportunidades de aumentar a taxa de conversão do seu ecommerce.

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Você já utiliza o WhatsApp para a sua marca? Como é a interação com o seus consumidores por lá? Conte para gente a sua experiência ou percepção sobre esse recurso. Melhor que acompanhar os dados de pesquisas é compartilhar experiências próximas e validar as tendências do mercado na prática!

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