Black Friday 2020: O que esperar para esse ano?

Os últimos meses do ano chegaram e, junto com eles, a expectativa de como será mais uma Black Friday no comércio eletrônico. Se essa já é um questionamento comum entre os lojistas, em ano de pandemia, onde o comportamento do consumidor se transformou em uma velocidade ímpar, a expectativa está ainda maior. Afinal, o que esperar das vendas no ecommerce na Black Friday 2020, um ano realmente atípico?

Antes de falar sobre o que esperar da Black Friday, uma das melhores datas de vendas no setor e, que esse ano acontecerá no dia 27 de novembro, é importante você estar por dentro de quais mudanças impactaram o comércio online e o que isso pode favorecer, ou não, o seu ecommece. Acompanhe!

Como a pandemia mudou o comportamento das compras online

Não só online. Com a pandemia do novo Coronavírus no mundo, o comportamento de consumo dos brasileiros sofreu grandes mudanças. Com as lojas físicas de portas fechadas, os consumidores migraram seus hábitos de consumo para o mundo digital, aumentando significamente o ticket médio das lojas online.

Segundo um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o consumidor brasileiro passou a utilizar meios digitais de pagamento durante a pandemia e devem continuar utilizando mesmo após esse período. 

Os dados do estudo ainda destacam que 61% das pessoas que compraram em lojas online durante o isolamento social, aumentaram o volume de compras e, 67% dos consumidores descobriu, pelo menos, uma nova forma de compra que pretende continuar utilizando-o mesmo com o fim do isolamento social.

Se antes, o comércio físico era um forte concorrente para as compras online, esse ano promete ser diferente. Mesmo com a abertura gradual de shoppings e comércio de rua, parte dos consumidores ainda não se vê preparado para frequentar estabelecimentos físicos, fortalecendo ainda mais o mercado online.

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Então, o que esperar da Black Friday 2020

As expectativas são boas para os ecommerces. Se antes da pandemia ainda existia alguma barreira para as compras online dispararem de vez, agora o caminho está livre. 

A transformação digital, prevista para os próximos anos, evoluiu positivamente nesses 5 meses de distanciamento social, o que aumentou a aderência do comércio online na vida do consumidor brasileiro. Segundo estudos da consultoria global de gestão estratégica Kearney, para 2020, espera-se um aumento no faturamento de R$ 69 bilhões comparando com projeções feitas antes da pandemia. Se compararmos com 2019, a expectativa para a Black Friday desse ano é de 20%, segundo dados apresentados pela Ebit Nielsen.

Seu ecommerce está preparado para a Black Friday 2020?

Se a Black Friday é uma data importante para o seu negócio, agora é a hora de arrumar a casa para receber seus clientes em um dos eventos que mais movimenta o comércio online. Se, antes de todas essas mudanças comportamentais, já era preciso ter atenção especial para a estrutura e gestão de vendas da loja online, agora é hora de ter atenção redobrada em todos os pontos de contato do cliente com o seu ecommerce. 

Fiz um checklist que vai te ajudar a passar um pente fino no seu planejamento e minimizar as chances de algo não sair como o esperado.

Check list pré Black Friday 2020

  • Plataforma: A estrutura atual da sua plataforma está preparada para receber um aumento no tráfego?
  • Monitoramento: Como será feito o monitoramento de audiência desse período? Os plugins de acompanhamento estão devidamente instalados?
  • Promoções: Qual é a margem de desconto que você disponibilizará para o evento? Não se esqueça que o consumidor passou mais tempo online nos últimos meses e sabe quando o valor de algo realmente está mais vantajoso. Tentar aplicar falsas promoções pode ser mais negativo do que parece.
  • Campanhas: Invista nas campanhas online. Essa é a hora ideal para aumentar a frequência de aparição para o seu público. Ele está esperando que você mostre os produtos com condições especiais que ele tanto esperou.
  • De olho na concorrência: Esteja atento como a concorrência está atuando nesse período para, se necessário, alterar seus próximos passos. 
  • Estoque: De nada adianta criar promoções imperdíveis se não houver estoque disponível. A célebre frase “tem, mas acabou” precisa passar longe do seu ecommerce.

O seu planejamento para aproveitar a Black Friday 2020 está alinhado com o que trouxe neste artigo? Com mais de 20 anos no mercado online, a equipe we.digi está pronta para te ajudar a preparar o seu ecommece para uma das maiores Black Friday da história. Conte com a gente para preparar o terreno e faturar ainda mais nessa BF!

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